Vídeos


ficha de avaliação: http://pt.slideshare.net/marinamalacarne3/o-que-sustentabilidade-30340049
È importante trabalhar com vídeos pois tal instrumento de aprendizagem parte do concreto, do visível, do imediato, próximo, que toca todos os sentidos, nos toca e "tocamos" os outros, estão ao nosso alcance através dos recortes visuais, do close, do som estéreo envolvente. Pelo vídeo sentimos, experienciamos sensorialmente o outro, o mundo, nós mesmos.

O vídeo explora também e, basicamente, o ver, o visualizar, o ter diante de nós as situações, as pessoas, os cenários, as cores, as relações espaciais. Desenvolve um ver entrecortado -com múltiplos recortes da realidade -através dos planos- e muitos ritmos visuais. Um ver que está situado no presente, mas que o interliga não linearmente com o passado e com o futuro. O ver está, na maior parte das vezes, apoiando o falar, o narrar, o contar histórias. A fala aproxima o vídeo do cotidiano, de como as pessoas se comunicam habitualmente. Os diálogos expressam a fala coloquial, enquanto o narrador "costura" as cenas, as outras falas, dentro da norma culta, orientando a significação do conjunto. A narração falada ancora todo o processo de significação.


Deste modo, você poderá trabalhar com estes instrumentos para os fins acima citados, trabalhando com formato/significado/interpretação de texto (video) com os estudantes, e ainda, se possível poderá utilizar computadores para que o aluno crie seu próprio vídeo com os conhecimentos adqueridos sobre o tema em questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário