ficha de avaliação: http://pt.slideshare.net/marinamalacarne3/o-que-sustentabilidade-30340049
È importante trabalhar
com vídeos pois tal instrumento de aprendizagem parte do concreto,
do visível, do imediato, próximo, que toca todos os sentidos, nos
toca e "tocamos" os outros, estão ao nosso alcance através
dos recortes visuais, do close, do som estéreo envolvente. Pelo
vídeo sentimos, experienciamos sensorialmente o outro, o mundo, nós
mesmos.
O vídeo explora também e, basicamente, o ver, o
visualizar, o ter diante de nós as situações, as pessoas, os
cenários, as cores, as relações espaciais. Desenvolve um ver
entrecortado -com múltiplos recortes da realidade -através dos
planos- e muitos ritmos visuais. Um ver que está situado no
presente, mas que o interliga não linearmente com o passado e com o
futuro. O ver está, na maior parte das vezes, apoiando o falar, o
narrar, o contar histórias. A fala aproxima o vídeo do cotidiano,
de como as pessoas se comunicam habitualmente. Os diálogos expressam
a fala coloquial, enquanto o narrador "costura" as cenas,
as outras falas, dentro da norma culta, orientando a significação
do conjunto. A narração falada ancora todo o processo de
significação.
Deste modo, você poderá trabalhar com estes
instrumentos para os fins acima citados, trabalhando com
formato/significado/interpretação de texto (video) com os
estudantes, e ainda, se possível poderá utilizar computadores para
que o aluno crie seu próprio vídeo com os conhecimentos adqueridos
sobre o tema em questão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário