PAULO FREIRE
A proposta de Freire parte do Estudo da Realidade e da Organização dos Dado. Nesse processo surgem os Temas Geradores, extraídos da problematização da prática de vida dos educandos. Os conteúdos de ensino são resultados de uma metodologia dialógica. Cada pessoa, cada grupo envolvido na ação pedagógica dispõe em si próprio, ainda que de forma rudimentar, dos conteúdos necessários dos quais se parte. O importante não é transmitir conteúdos específicos, mas despertar uma nova forma de relação com a experiência vivida. A transmissão de conteúdos estruturados fora do contexto social do educando é considerada "invasão cultural" ou "depósito de informações" porque não emerge do saber popular. Portanto, antes de qualquer coisa, é preciso conhecer o aluno. Conhecê-lo enquanto indivíduo inserido num contexto social de onde deverá sair o "conteúdo" a ser trabalhado.
A proposta de Freire parte do Estudo da Realidade e da Organização dos Dado. Nesse processo surgem os Temas Geradores, extraídos da problematização da prática de vida dos educandos. Os conteúdos de ensino são resultados de uma metodologia dialógica. Cada pessoa, cada grupo envolvido na ação pedagógica dispõe em si próprio, ainda que de forma rudimentar, dos conteúdos necessários dos quais se parte. O importante não é transmitir conteúdos específicos, mas despertar uma nova forma de relação com a experiência vivida. A transmissão de conteúdos estruturados fora do contexto social do educando é considerada "invasão cultural" ou "depósito de informações" porque não emerge do saber popular. Portanto, antes de qualquer coisa, é preciso conhecer o aluno. Conhecê-lo enquanto indivíduo inserido num contexto social de onde deverá sair o "conteúdo" a ser trabalhado.
Por
estes e outros motivos, decidimos trabalhar a partir das propostas
freirianas, pois pensamos: Como mudar o mundo? Feire nos da este
resposta, quando fala em sua teoria sobre os resultados das
experiencias vividas, desta forma acreditamos que ao aplicar o método
freiriano, na temática de sustentabilidade, influenciara de alguma
forma na construção da conscientização da criança em relação a
experiencia, pois esta sera uma experiencia desenvolvida em seu
próprio meio social e cultural.
MARIA MONTESSORI
Segundo a visão pedagógica da pesquisadora italiana, o potencial de aprender está em cada um de nós.
Maria Montessori nasceu em
1870 em Chiaravalle,. Direcionou a carreira para a psiquiatria e logo se
interessou por crianças com retardo mental, o que mudaria sua vida e a história
da Educação. Ela percebeu que aqueles meninos e meninas proscritos da sociedade
por serem considerados ineducáveis respondiam com rapidez e entusiasmo aos
estímulos para realizar trabalhos domésticos, exercitando as habilidades
motoras e experimentando autonomia. . "Ela acreditava que a educação é uma
conquista da criança, pois percebeu que já nascemos com a capacidade de ensinar
a nós mesmos, se nos forem dadas as condições", diz Talita de Oliveira
Almeida, presidente da Associação Brasileira de Educação Montessoriana.
Individualidade, atividade
e liberdade do aluno são as bases da teoria, com ênfase para o conceito de
indivíduo como, simultaneamente, sujeito e objeto do ensino. Montessori
defendia uma concepção de educação que se estende além dos limites do acúmulo
de informações. O objetivo da escola é a formação integral do jovem, uma
"educação para a vida". A filosofia e os métodos elaborados pela
médica italiana procuram desenvolver o potencial criativo desde a primeira
infância, associando-o à vontade de aprender - conceito que ela considerava
inerente a todos os seres humanos.
O método Montessori é fundamentalmente biológico. Sua prática se inspira na natureza e seus fundamentos teóricos são um corpo de informações científicas sobre o desenvolvimento infantil. Maria Montessori acreditava que nem a educação nem a vida deveriam se limitar às conquistas materiais. Os objetivos individuais mais importantes seriam: encontrar um lugar no mundo, desenvolver um trabalho gratificante e nutrir paz e densidade interiores para ter capacidade de amar. A educadora acreditava que esses seriam os fundamentos de quaisquer comunidades pacíficas, constituídas de indivíduos independentes e responsáveis. A meta coletiva é vista até hoje por seus adeptos como a finalidade maior da educação montessoriana.
Ao defender o respeito às necessidades e aos interesses de cada estudante, de acordo com os estágios de desenvolvimento correspondentes às faixas etárias, Montessori argumentava que seu método não contrariava a natureza humana e, por isso, era mais eficiente do que os tradicionais. Os pequenos conduziriam o próprio aprendizado e ao professor caberia acompanhar o processo e detectar o modo particular de cada um manifestar seu potencial.
Por causa dessa perspectiva desenvolvimentista, Montessori elegeu como prioridade os anos iniciais da vida. Para ela, a criança não é um pretendente a adulto e, como tal, um ser incompleto. Desde seu nascimento, já é um ser humano integral, o que inverte o foco da sala de aula tradicional, centrada no professor. Não foi por acaso que as escolas que fundou se chamavam Casa dei Bambini (Casa das crianças), evidenciando a prevalência do aluno. Foi nessas "casas" que ela explorou duas de suas ideias principais: a educação pelos sentidos e a educação pelo movimento.
O método Montessori é fundamentalmente biológico. Sua prática se inspira na natureza e seus fundamentos teóricos são um corpo de informações científicas sobre o desenvolvimento infantil. Maria Montessori acreditava que nem a educação nem a vida deveriam se limitar às conquistas materiais. Os objetivos individuais mais importantes seriam: encontrar um lugar no mundo, desenvolver um trabalho gratificante e nutrir paz e densidade interiores para ter capacidade de amar. A educadora acreditava que esses seriam os fundamentos de quaisquer comunidades pacíficas, constituídas de indivíduos independentes e responsáveis. A meta coletiva é vista até hoje por seus adeptos como a finalidade maior da educação montessoriana.
Ao defender o respeito às necessidades e aos interesses de cada estudante, de acordo com os estágios de desenvolvimento correspondentes às faixas etárias, Montessori argumentava que seu método não contrariava a natureza humana e, por isso, era mais eficiente do que os tradicionais. Os pequenos conduziriam o próprio aprendizado e ao professor caberia acompanhar o processo e detectar o modo particular de cada um manifestar seu potencial.
Por causa dessa perspectiva desenvolvimentista, Montessori elegeu como prioridade os anos iniciais da vida. Para ela, a criança não é um pretendente a adulto e, como tal, um ser incompleto. Desde seu nascimento, já é um ser humano integral, o que inverte o foco da sala de aula tradicional, centrada no professor. Não foi por acaso que as escolas que fundou se chamavam Casa dei Bambini (Casa das crianças), evidenciando a prevalência do aluno. Foi nessas "casas" que ela explorou duas de suas ideias principais: a educação pelos sentidos e a educação pelo movimento.
Segundo a visão pedagógica da pesquisadora Italiana, o potencial de aprender esta em cada um de nós.
Sua teoria condiz em dar vazão a tendencia natural dos alunos em tocar e manipular tudo que esta ao seu alcance.Deixar as crianças explorar os materiais e jogos, auxiliar os alunos na construção de novos jogos.
Montessori era a favor da construção de objetos simples e atraentes que provoquem o raciocínio dos alunos.
Nas salas Montessorianas as aulas não se sustentam num único livro de texto, mas também proporcionar a interação dos alunos com outros meios de aprendizagem, atraves de varios recursos possíveis.
Propõe a diversidade das tarefas e a máxima liberdade possível, de modo que a criança aprenda sozinha, com suas próprias descobertas. Acreditava que a criança aprende fazendo. O papel do professor é de auxiliar nas atividades quando necessário.
Defendia o respeito as necessidades e os interesses de cada criança de acordo com os estágios de desenvolvimento correspondentes às faixas etárias, Montessori argumentava que seu método não contrariava a natureza humana. Acreditava que a criança constrói seu conhecimento por meio da percepção explorando e manipulando objetos com liberdade.
REFERÊNCIA:
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