Você devera
tomar como ponto de partida os conhecimentos prévios do estudante,
a partir disso e como objetivo de analise da turma você poderá
realizar a gincana do lixo. Que consiste em observar os conhecimentos
prévios do estudante quanto ao quesito de matérias recicláveis,
sendo que o grupo que conseguir o maior numero de materiais ganhara a
principio uma premiação, e no final a turma poderá realizar
atividades ao ar livre, sendo que você também pode introduzir o
plantio de arvores aos arredores da escola, assim como a produção
de brinquedos a partir dos materiais recicláveis como a garrafas
plasticas e papelão,observe alguns exemplos abaixo:
A gincana:
a pontuação de cada material sera
dada a partir dos anos de decomposição:
Com o objetivo de conscientizar o aluno
que tudo que ele consome tem um prazo longe de validade na natureza.
EX: tabela de decomposição:
De 3 a 6 messes: 5 pontos
De 6 messes a 1 ano: 10 pontos
De 1 ano a 5 anos: 15 pontos
Mais de 100 anos: 20 pontos
Com mais de 1 bilhão de anos: 30
pontos
Tempo indeterminado: 50 pontos
No final, devera ser feita a somatória
de cada grupo, determinando o grupo vencedor.
Obs.: os grupos deverão ser montados
conforme proximidade de bairro/residencia do estudante, pois o
interessante é que além do estudante analisar seu próprio lixo e o
que ele consome, ele também entre em contato com o meio social em
que ele esta inserido, assim, divulgando a importância e necessidade
dos cuidados ambientais, além de levar as praticas e necessidades
ambientais para fora da escola, contemplando assim a proposta dos
Parâmetros curriculares nacionais de ciências naturais de 1998.
Brinquedos a partir de material reciclável
Com alguns materiais recicláveis da gincana você poderá construir brinquedos e jogos, obs:
Ficha de Avaliação: http://pt.slideshare.net/fabiolaboth/ficha-avaliativa-1-30635270
Brinquedos a partir de material reciclável
Com alguns materiais recicláveis da gincana você poderá construir brinquedos e jogos, obs:
Penso que atividades e sugestões didáticas como esta, que estimulem o aspecto lúdico do estudante a cerca do conteúdo, além de fazer com que ele aprenda e assimile os conceitos de um modo prático e simples, e também de proporcionar uma formação em que este estudante possa aplicar o conhecimento aprendido em sala de aula nas ações do seu cotidiano, podendo vir à influenciar o meio social em que ele vive, estão entre os grandes desafios do exercício da docência, que se apresentam em um debate bastante recorrente na atualidade, o de como o professor transmitir um conhecimento que possa ser assimilado e reproduzido dentro da sociedade pelo estudante, tornando-o um agente transformador da sua realidade. Ótima iniciativa, e parabéns pelo excelente e diversificado conteúdo deste Blog a cerca da temática do meio ambiente, pois ele apresenta importantes sugestões e estratégias de ensino/aprendizagem que vêm de encontro as demandas de uma nova proposta de educação nesse contexto da modernidade ao qual vivemos, e que enquanto futuros professores somos constantemente desafiados a pensá-las dentro da dinâmica do espaço escolar.
ResponderExcluir